A micose de unha, o unheiro cientificamente chamada de onicomicose, é uma infecção causada por fungos, que deixa a unha amarela e feia. Seu tratamento geralmente é feito com o uso de esmaltes anti-fúngicos receitados por dermatologistas.
Sintomas de micose de unha
- Inchaço ao redor da unha
- Vermelhidão
- Irritação
- Uma bolha ou abcesso branco ou amarelado cheio de pus próximo à unha
- A área fica mole, a dor é notável e aumenta conforme o tempo passa sem tratamento
- Pode haver febres ou calafrios.[1]
Diagnóstico de micose de unha
O diagnóstico da micose de unha pode ser confirmado através de uma análise ao microscópio de uma amostra de resíduos da unha, sendo a determinação do fungo responsável pela infecção essencial para facilitar seu tratamento e cura por parte do dermatologista.
Tratamento para micose de unha
O tratamento para eliminar a micose pode envolver o uso oral de drogas anti-fúngicas e a aplicação tópica de medicamentos sobre a unha infectada. Esse tratamento é demorado e a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para as unhas das mãos e 12 meses para as unhas dos pés, quando é seguido corretamente. Essa demora no tratamento existe porque o fungo só será totalmente eliminado quando a unha crescer o suficiente.
Recomendações
Durante o tratamento, recomenda-se não roer as unhas, não partilhar lixas de unhas e objetos de manicure e, se o indivíduo for massoterapeuta, por exemplo, deverá utilizar uma luva estéril para não contaminar o cliente.
Tome medidas preventivas no futuro.
As medidas a seguir podem ajudar a prevenir uma próxima infecção:
- Use toalhas limpas e troque toda sua roupa de cama.
- Pare de roer as unhas ou chupar o dedo.
- Use luvas de borracha se você mexe muito com água.
- Lave as mãos com frequência se manusear agentes irritantes como terra, fertilizantes, produtos químicos ou se você se corta ou arranha muito.
- Ao cortar as unhas, cuidado para não cortas a matriz ou a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário